top of page

EQUIPA

(O AND Lab)

AND2023_Novidades.png

Dora Vicente

Colaboração através do Programa Fazer Comum
DoraVicente

É terapeuta e formadora de Fasciaterapia/Psicopedagogia Percetiva (MDB) e  trabalha nas Artes Visuais e Dança/Teatro, enquanto professora, criadora e intérprete. Tem vindo a desenvolver trabalho pedagógico e criativo com diversas faixas etárias, incluindo  pessoas com necessidades especiais, tanto no contexto escolar, como em museus ou em  projectos de intervenção artística e social. Estudou ballet da Royal Academy of Dance na Escola Norma Croner, continuando a sua formação no c.e.m e no Fórum Dança, onde concluiu o curso de Dança na Comunidade. Fez Licenciatura em Pintura na FBAUL, Pós-Graduação em Psicopedagogia Percetiva - Método Danis Bois e o curso Intensivo Touching Life Within com Danis Bois, em Nova Iorque em  2006. Da formação em Composição em Tempo Real com Cláudia Dias resultou a peça Vende-se país solarengo com vista para o mar. Na Holanda frequentou aulas no Random Collision e na Henny Jurriens Foundation, trabalhou no Studio Anna Mora, dançou com Kenzo Kusuda e criou uma peça com Jaap  Kamstra. Como bailarina participou em diversos projetos, destacando: Trasgo e o Realismo Mágico Celebratório de Conceição Nunes, Nijinsky ou o Sentimento da Poesis Dance, Segundo Raio de Luz de Luar da Eclipse Arte, Sephira do Imprevisto Colectivo e várias criações do grupo Coribantes. Em 2016/17 criou e desenvolveu TransHumâncias BIP/ZIP, um projecto de artes com a  comunidade de Marvila. Em 2021 orientou oficinas de movimento e percepção para diversas faixas etárias e ações de formação para professores e técnicos sobre inclusão, inserida no projeto Coalescer de Ana Mira, promovido pela Porta33 em Porto Santo.


https://dorahvicente.wix.com/fasciatherapy https://www.facebook.com/dorahvicente



Sobre as aulas de 'Fasciaterapia & Movimento Sensível' (ver na programação permanente do Espaço AND Lab)


Nestas aulas vamos acordar o corpo, tomar consciência dele, ligar as partes esquecidas, dar  movimento ao que está imóvel.

Vamos aprender a escutar o nosso movimento interno, trabalhar a presença ao momento e  integrar corpo, mente, espírito e emoções, despertando o potencial de vida de cada ume,  alcançando um ser que se expressa na sua totalidade. É um trabalho baseado na Psicopedagogia Perceptiva do Movimento - Método Danis Bois,  que inclui terapia manual, meditação, esquemas de movimento lento baseados na  biomecânica do corpo e movimentos de expressão livre, sozinhos ou em contacto com outras pessoas. O movimento interno ocorre nas fáscias, é uma força de autorregulação do ser  humano, reagindo a traumas físicos, psicológicos e emocionais com tensões/bloqueios. É  também uma via de acesso ao sensível, permitindo, com a prática da sua escuta,  desenvolver novas relações do indivíduo consigo próprio, com os outros e com o mundo.

Dora Vicente



Fazer Comum é um programa de habitação do Espaço AND Lab, em Lisboa, que tem como principal objetivo contribuir para a dinamização do tecido artístico e cultural de Lisboa, proporcionando espaço para trabalho, diálogo, encontro, pesquisa e partilha de práticas inseridas no âmbito de trabalho AND Lab - Arte, Política, Comunidade. São acolhidas práticas de (auto)cuidado e de expressão-criação extensivas, como aulas/sessões regulares, workshops pontuais e residências artísticas. Há também espaço para propostas de eventos tais como grupos de estudo, lançamentos de livros, conferências e palestras, reuniões e encontros, exposições e apresentações informais etc.

bottom of page