AND Hap | Saudade. Os Amores que Ficam.
sexta, 15/11
|Espaço AND Lab
Performance de Querena García
Quando-Onde
15/11/2024, 20:00 – 22:00 WET
Espaço AND Lab, Av Infante Dom Henrique 334 Piso 3 Salas 8-10 [Metro Cabo Ruivo a 5 min]
Detalhes
Programa de Práticas Colaborativas | Mostra 'AND Hap'
"Saudade. Os Amores que Ficam."
Performance de Querena García
As mostras AND Hap constituem zonas temporárias de encontro que abrem periodicamente o Espaço AND Lab ao exterior, convidando o público como cúmplice e participante em situações singulares de partilha do que anda a decorrer por aqui nos planos da criação e da pesquisa. Os AND Hap ativam-se diversas vezes por ano, abrigando, sob a forma do happening, diferentes tipos de acontecimentos, que vão de ensaios abertos e mostras de processo das residências acolhidas no Espaço a propostas tais como intervenções e performances, palestras e conferências, tertúlias e festas etc. Além disso, também acionamos a interface AND Hap para a partilha periódica dos nossos artefatos emergentes e para marcar os inícios e desfechos de cada temporada da nossa programação.
É uma performance da mexicana Querena García Fernández que durante 2024 está realizando uma viagem de pesquisa pela América Latina e algumas cidades da Europa para transformar o seu corpo num mapa geográfico que guarda o som, os aromas, os sabores e toda a sensorialidade que nele cabe. .
Explorando as constantes despedidas; o movimento e a transição da sua própria voz e corpo em cada lugar e espaço, para então mapear sensivelmente em seu próprio corpo. Questões como ser uma mulher a viajar sozinha, as barreiras linguísticas e a política de ser estrangeira, sem casa ou família em todos os lugares por onde passa.
Querena Garcia Fernandez. Mexicana, viajante, performance vocal, facilitadora de processos pedagógicos, gestora cultural comunitária, Oaxaca.
Licenciada em Literatura Dramática e Teatro pela Universidade Nacional Autónoma do México, mantém a sua formação artística na companhia francesa Pantheatre, centrada na performance vocal e no teatro coreográfico baseado no método Roy Hart. Atualmente mantem uma pesquisa de mapas vocais na perspetiva das corporeidades.
__________
Performance: @lamentadaquerenaen_suramerica
Acompanhamento artístico: Debora Balardini @deborabalardini
Laboratório de Cocriação França e Chile @Pantheatre_international
Duração 40 minutos
A participação é livre mas apelamos a contributo consciente de 5-15€. Evento sem inscrição prévia, basta aparecer