top of page

QUANDO-ONDE?

(Calendário)

Escola do Reparar 2025 [Ed#6] | Chamadouros e Alumbramentos: a restituição da dádiva

sábado, 10/05

|

Espaço AND Lab

Eixo Continuado | Participação Integral | Modalidades: (Trans)Formação no MO_AND ou Artista Residente

Escola do Reparar 2025 [Ed#6] | Chamadouros e Alumbramentos: a restituição da dádiva
Escola do Reparar 2025 [Ed#6] | Chamadouros e Alumbramentos: a restituição da dádiva

Quando-Onde

10/05/2025, 14:00 WEST – 21/09/2025, 23:00 WEST

Espaço AND Lab, Av. Infante Dom Henrique 334 Piso 3 Salas 8-10 | Lisboa, Portugal (Metro a 5 min | Est. Oriente a 15 min)

Detalhes

Escola do Reparar 2025

Edição #6

Chamadouros e Alumbramentos: a restituição da dádiva

Eixo Continuado

Programa Integral | Participação como Estudante ou Artista Residente




PROGRAMAÇÃO COMPLETA


hANDling | oficina intensiva de Introdução ao Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio 10 e 11 de Maio, sáb/dom, 14h às 20h

Espaço AND Lab, Lisboa


hANDling | laboratório extensivo de Desdobramento do Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio e Mariana Pimentel 

15 de Maio a 17 de Julho, quintas-feiras, 18h30 às 22h 

Espaço AND Lab, Lisboa


LANDscape | Rituais de Restituição: Chamadouros e Alumbramentos, curso-retiro de Aprofundamento no Modo Operativo AND com Fernanda Eugenio, Mariana Pimentel e Manoela Rangel 

25 de Julho a 2 de Agosto, vivência imersiva

Trust Collective, Barril de Alva


[under]stANDing | artistas residentes em criação, com Fernanda Eugenio

16 de Maio a 21 de Setembro, Espaço AND Lab, Lisboa

  • encontros de criação individual assistida: 16 de maio, 13 e 27 de junho, 11 de julho, 8 de agosto e 5 de setembro, sextas-feiras, 10h às 17h

  • estúdio para trabalho autónomo (horário livre, partilhado entre es artistas residentes): 17 e 31 de maio, 14 e 28 de junho, 12 de julho, 9 a 31 de agosto (residência de verão), 6 de setembro

  • ensaios e apresentação final: 18 a 21 de setembro.



_________________




FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

 

1-  PARTICIPAÇÃO INTEGRAL COMO ARTISTA RESIDENTE 


O eixo continuado da Escola do Reparar acolhe até 3 pessoas interessadas em participar no plano de investigação-criação (under)stANDing da Escola do Reparar, em paralelo à frequentação do percurso (trans)formativo integral, composto pelo encadeamento dos módulos hANDling intensivo e extensivo, de introdução e desdobramento do MO_AND, e do módulo LANDscape, de vivência imersiva na dimensão ritual da prática e nos jogos de corpo-território. 


A participação integral em todos os módulos do eixo continuado da Escola oferece, por um lado, uma formação completa na constelação de ferramentas-conceito e práticas (jogos e rituais) do Modo Operativo AND, e, por outro lado, para o pequeno grupo de artistas residentes do ano, inclui a possibilidade de se criar com o MO_AND enquanto ele próprio se (re)cria, incorporando-se durante 5 meses ao âmbito de investigação-criação sempre em processo no qual Fernanda Eugenio trabalha, a partir de uma diferente questão-tema a cada ano, em novos (des)dobramentos da metodologia AND.


Nesta modalidade, cada artista residente envolve-se num processo de criação individual em posição-com a questão-tema do ano, com acompanhamento de Fernanda Eugenio, a partir de um trabalho auto-etnográfico, que convida cada ume a cartografar nos seus afetos os modos de manifestação da questão-tema do ano e a construir em interlocução com as ferramentas AND um artefato individual que pode assumir qualquer interface (performativa, instalativa, visual, áudio, audiovisual etc), consoante as áreas de interesse e trabalho de cada ume. O processo é composto por 6 sessões de criação assistida com Fernanda Eugenio, em sextas-feiras das 10 às 17h, distribuídas ao longo do processo; espaço para trabalho autónomo em estúdio (7 sábados ao longo do processo e 23 dias de residência de verão em agosto, em horário livre a articular entre o grupo de artistas residentes) e apresentação final no âmbito do AND Lab em Festa.


A participação como artista residente da Escola decorre, assim, de maio a setembro. O ponto de partida é o hANDling oficina intensiva, 10 e 11 de maio. Na sequência, arrancam em paralelo tanto o hANDling laboratório extensivo (9 encontros semanais, às quintas-feiras entre 15 de maio e 17 de julho) quanto o (under)stANDing, de 16 de maio a 21 de setembro, intercalando momentos criação assistida e de experimentação individual. O processo formativo desemboca no retiro LANDscape, de 25 de Julho a 2 de agosto, com atividades em estúdio e ao ar livre, enquanto o processo de criação des artistas residentes ainda prossegue em agosto, em modo residência livre de verão, e em setembro (últimos acompanhamentos, montagem e apresentação final).


Enquanto os módulos hANDling convocam a mancha semântica do verbo 'to handle' para sinalizar um duplo compromisso - com a ética do manuseamento, em contraponto à manipulação, e com a entrega/oferta das nossas ferramentas  - o propósito do LANDscape  é permitir a incorporação da ética AND através de um processo de auto-reparação mediada pelas proposições somáticas e político-afetivas encarnadas mais complexas do MO_AND. Por sua vez, a linha-interface (under)stANDing da Escola do Reparar conforma um plano contínuo de pesquisa e criação com o Modo Operativo AND, no qual a metodologia dobra-se sobre si própria, mantendo-se assim enquanto organismo vivo em constante (re)formulação. O nome (under)stANDing aponta para um modo de investigar-criar que desvia da interpretose e da representação, comprometendo-se com a experiência direta, a sustentação do não-saber e a sintonização com sabedorias encarnadas, aquém-além da ilusão humana do ponto de vista.

 

 

2-  PARTICIPAÇÃO INTEGRAL COMO ESTUDANTE: (Trans)Formação no Modo Operativo AND


O eixo continuado da Escola do Reparar convida à frequentação do percurso formativo integral, composto pelo encadeamento dos módulos hANDling intensivo e extensivo, de introdução e desdobramento do MO_AND, e do módulo LANDscape, de vivência imersiva na dimensão ritual da prática e nos jogos de corpo-território. 


A participação integral nos módulos (trans)formativos do eixo continuado da Escola oferece uma formação completa na constelação de ferramentas-conceito e práticas (jogos e rituais) do Modo Operativo AND, decorrendo ao longo de 3 meses de prática sustentada, propiciando o cultivo da autonomia e da singularidade de cada praticante.


O ponto de partida é o hANDling oficina intensiva, 10 e 11 de maio. Neste módulo serão apresentadas as principais ferramentas-conceito que compõem as diretrizes éticas da prática e os princípios básicos do jogo AND de tabuleiro, com condução de Fernanda Eugenio, criadora do MO_AND e diretora do AND Lab. 


Na sequência, arranca o hANDling laboratório extensivo, composto por 9 encontros semanais, às quintas-feiras entre 15 de maio e 17 de julho, com condução de Fernanda Eugenio e/ou por Mariana Pimentel, assistente de direção do AND Lab, coordenadora da Rede AND Lab Brasil e integrante do Coletivo AND. Neste módulo percorreremos a constelação de Jogos MO_AND distribuída em Zona de Interferência (foco nas dinâmicas relacionais sociedade, comunidade e intimidade), Zona de Transferência (foco na formulação e encarnação do afeto) e Zona de Cuidado-Curadoria (foco no corpo-soma enquanto território de reparação).


O processo formativo desemboca no retiro LANDscape, bloco imersivo com a duração de uma semana, de 25 de Julho a 2 de Agosto, combinando práticas em estúdio e ao ar livre para abordar a questão-tema, eleita a cada ano, para novos (des)dobramentos da metodologia.

No encadeamento dos diferentes módulos, o novo eixo continuado permite construir uma relação de intimidade consistente com o Modo Operativo AND, passando a oferecer um processo formativo completo que percorre toda a sua constelação de jogos e ferramentas, além da dimensão ritual e somático-política da prática.


Enquanto os módulos hANDling convocam a mancha semântica do verbo 'to handle' para sinalizar um duplo compromisso - com a ética do manuseamento, em contraponto à manipulação, e com a entrega/oferta das nossas ferramentas  - o propósito do LANDscape  é permitir a incorporação da ética AND através de um processo de auto-reparação mediada pelas proposições somáticas e político-afetivas encarnadas mais complexas do MO_AND.

 

 

+ SOBRE O MODO OPERATIVO AND 


+ SOBRE A ESCOLA DO REPARAR


PÁGINA DA EDIÇÃO#6-2025



_________________




O QUE ESTÁ INCLUÍDO


  • 10 horas introdutórias, 27 horas de desdobramento prático e vivência imersiva de 1 semana.

  • acesso ao Acervo AND Doc durante o período do curso, com vasto conteúdo de vídeo-sínteses, conversas em vídeo, textos, podcast, websérie Manual de Sobrevivência para Tempos Irreparáveis etc.

  • sala virtual exclusiva no site do AND Lab para troca de materiais e colaboração entre participantes durante o período do curso

  • alojamento em quarto duplo ou triplo e 3 refeições vegetarianas diárias (durante o retiro LANDscape)

  • transfer de ida e volta entre a paragem de autocarro Rede Expressos da Catraia do Mouronho e a aldeia do Barril de Alva, na chegada e na partida do retiro LANDscape (viagens de/para Catraia do Mouronho por conta de cada participante)

  • na modalidade de participação Artista Residente: 36 horas de criação assistida, 30 dias de trabalho autónomo em estúdio e apresentação final no AND Lab em Festa

  • totebag da Escola do Reparar

  • cartaz Dez Posições Ante o Irreparável

  • desconto de 10% na aquisição da Caixa-Livro AND e/ou do hANDbook durante o curso


Com relação ao retiro LANDscape, receberás por email, uma vez fechado o grupo, as necessárias informações de ordem prática sobre o que trazer, como chegar a Catraia do Mouronho de autocarro ou diretamente de carro ao Barril de Alva, quadro de boleias, horários de check-in e check-out, bem como cronograma final detalhado de atividades e horários. Podes consultar mais informações sobre o espaço Trust Collective

 


________________



POLÍTICA DE BOLSAS


  • Em todas as atividades da Escola do Reparar oferecemos bolsas em, no mínimo, 25% das vagas, para pessoas racializadas; PCDs e/ou outras corporalidades dissidentes; pessoas LGBTQIA+; afetadas por desigualdades de gênero e/ou classe social; desempregades; migrantes; refugiades;

  • Nas modalidades integral estudante e integral artista residente, todas as vagas já são com bolsa, sob a forma de descontos sobre os valores cheios de cada módulo avulso, somando uma redução global no pacote completo dos módulos, entre -20 e -33% de de desconto (ver abaixo)



VAGAS, VALORES, PAGAMENTO (variam conforme forma de Participação):


1-  PARTICIPAÇÃO INTEGRAL COMO ARTISTA RESIDENTE


  • Total de Vagas: 3, todas com desconto global de -33% sobre o valor cheio do curso (1740€)

  • Valor Total: 1200€

  • Duração: 5 meses

  • Lista de espera: após o preenchimento das vagas, ainda poderás inscrever-te na lista de espera e serás contactade em caso de surgimento de uma vaga por desistência antes do início do processo.

  • Pagamento: o valor total de 1200€ pode ser pago em 5 tranches mensais (maio a setembro) de 240€.

  • Distribuição do desconto:

    hANDling intensivo >> 60€ (valor cheio) passa a 0€

    hANDling extensivo >> 180€ (valor cheio) passa a 100€

    LANDscape (curso) >> 500€ (valor cheio) passa a 300€

    LANDscape (alojamento+refeições) >> 200€ (custo fixo, não incidem descontos)

    (under)stANDing  acompanhamento com Fernanda Eugenio >> 600€ (custo fixo, não incidem descontos)

    (under)stANDing tempo autónomo de estúdio (30 dias partilhado por 3 artistas) >> 250€ (valor cheio) passa a 0€

    Total >> 1740€ (valor cheio) passa a 1200€


2-  PARTICIPAÇÃO INTEGRAL COMO ESTUDANTE


  • Total de Vagas: 7, todas com um desconto global de -20% ou -33% sobre o valor cheio do curso (940€). A opção por um ou outro desconto, enquanto houver vagas, seguirá o princípio da confiança de que cada pessoa, segundo a sua auto-avaliação na relação com os critérios interseccionais que adoptamos para oferecer as bolsas, tomará a sua posição consciente e com justeza.

  • Valor Total: 750€ ou 630€

  • Duração: 3 meses

  • Pagamento: o valor total pode ser pago em 3 tranches mensais (maio-julho) de 250€ ou 210€, conforme opção de inscrição

  • Distribuição do desconto:

    hANDling intensivo >> 60€ (valor cheio) passa a 40€ (bolsa 20%) ou 20€ (bolsa 33%)

    hANDling extensivo >> 180€ (valor cheio) passa a 160€ (bolsa 20%) ou 110€ (bolsa 33%)

    LANDscape (curso) >> 500€ (valor cheio) passa a 350€ (bolsa 20%) ou 300€ (bolsa 33%)

    LANDscape (alojamento+refeições) >> 200€ (custo fixo, não incidem descontos)

    Total >> 940€ (valor cheio) passa a 750€ (bolsa 20%) ou 630 (bolsa 33%)



FORMA DE PAGAMENTO


A primeira tranche pode ser paga online, ao final do processo de inscrição, com cartões ou paypal, ou offline (transferência bancária seguida de envio de comprovativo por email). A primeira tranche corresponde à TAXA DE INSCRIÇÃO no programa e não é reembolsável. As seguintes tranches devem ser pagas via transferência bancária até ao dia 5 de cada mês. 



POLÍTICA DE DESISTÊNCIA


Se comunicada em até 30 dias antes do início do primeiro módulo (10 de abril), é descontada uma taxa administrativa de 20% e o valor remanescente fica como crédito para futura inscrição em outra atividade do AND Lab. Se após o prazo ou a meio do programa, os valores já pagos não são reembolsados e não revertem em crédito para outras atividades.



LÍNGUA


Os módulos hANDling intensivo e extensivo serão facilitados em português, com possibilidade de esclarecimentos individuais pontuais em inglês ou espanhol. O módulo LANDscape será facilitado em português, com tradução simultânea em inglês. O módulo (under)stANDing pode ser facilitado alternadamente em português, inglês ou espanhol, mediante necessidades específicas de cada artista residente.



PRÉ-REQUISITOS


Disponibilidade para cursar o programa na sua totalidade. 

Interesse em envolver-se num processo de criação, mesmo sem experiência prévia em artes ou com o Modo Operativo AND. 

Interesse em trabalhar numa nova criação em interlocução com a investigação-criação do Modo Operativo AND em curso durante 2025 (questão-tema do ano).


Excepcionalmente, podemos estudar possibilidades de participação num formato não-previsto, com a condição de já haver sólida experiência prévia com o MO_AND e  um vínculo constituído com o AND Lab. Se for o teu caso, entra em contacto conosco via e-mail. 



CERTIFICADO


Será emitido certificado como Estudante ou Artista Residente da Escola do Reparar 2025, ao final do processo, para participantes com frequência de no mínimo 80% nos módulos hANDling e (under)stANDing e de 100% no módulo LANDscape.



CAPTAÇÃO DE IMAGENS


A inscrição pressupõe a concordância com a recolha de imagens durante o processo para fins de registo, documentação e divulgação da pesquisa.  

 

Agenda

Mais 31 itens disponíveis

Escolher ticket(s)

  • Modalidade Artista Residente

    Modalidade Artista Residente | TAXA DE INSCRIÇÃO. O valor total da modalidade é de 1200€ (bolsa -22%). O valor a pagar de 240€ corresponde à primeira de 5 tranches e não é reembolsável. Informação adicional sobre as restantes tranches a pagar até ao dia 5 de cada mês, enviada por e-mail após confirmação de pagamento.

    240,00 €

  • Modalidade Estudante

    BOLSAS (-20% OU -33% DO VALOR) | TAXA DE INSCRIÇÃO. O valor total da modalidade Estudante é de 750€ (bolsa -20%) e 630€ (bolsa 33%). O valor a pagar de 250€ ou 210€ corresponde à primeira de 3 tranches e não é reembolsável. Informação adicional sobre as restantes tranches a pagar (até ao dia 5 de cada mês) será enviada por e-mail após a confirmação de pagamento.

    De 210,00 € até 250,00 €

    • 250,00 €

    • 210,00 €

    • Inclusão em Lista de Espera

      Lista de espera por vaga na modalidade Artista Residente. Escolha esta opção caso já tenham sido preenchidas as vagas e tenha interesse de ser contactade em caso de surgimento de uma vaga por desistência antes do início do programa. Entraremos em contacto por email.

      0,00 €

    Total

    0,00 €

    O Google Maps foi bloqueado devido às suas configurações de cookies funcionais e análises.

    Compartilhe esse evento

    bottom of page