hANDling+Estudos Indóceis: Introdução+Desdobramento do Modo Operativo AND
sábado, 29/06
|Online via Zoom
Escola do Reparar 2024 | Oficinas Intensivas de abordagem da questão do ano: Dis-cernir e Inseparar | com Fernanda Eugenio
Quando-Onde
29/06/2024, 14:00 WEST – 30/07/2024, 18:00 WEST
Online via Zoom
Detalhes
ESCOLA DO REPARAR 2024 | Ed#5
hANDling | Oficina Introdução ao Modo Operativo AND (Intensivo)
Sábado, 29 de junho, 14 às 18h (PT) / 10 às 14h (BR) | Online via zoom | com Fernanda Eugenio
+
Estudos Indóceis | Oficina de Desdobramento do Modo Operativo AND (Intensivo)
Abordagem da questão do ano: Dis-cernir e Inseparar
Domingo, 30 de junho, 14 às 18h (PT) / 10 às 14h (BR) | Online via zoom | com Fernanda Eugenio
INFORMAÇÕES GERAIS
- Valor: 50 € as duas oficinas ou 30 € cada oficina avulsa (ver tickets no fim da página)
- Desconto de 10% para aderentes da Rede de Amigues do AND: ver como aderir
- Bolsas: 3 bolsas integrais e 3 bolsas -50% disponíveis
- Carga Horária total: 8h (4h cada oficina)
- Número máximo de participantes: 18
- Pré-Requisitos: não há.
BOLSAS
Em todas as atividades da Escola do Reparar oferecemos bolsas em 25% das vagas, para pessoas racializadas; PCDs e/ou outras corporalidades dissidentes; pessoas LGBTQIA+; afetadas por desigualdades de gênero e/ou classe social; desempregades; migrantes; refugiades. Nesta oficina, serão oferecidas até 3 bolsas integrais e 3 bolsas -50%. Para solicitar uma bolsa, preencha o formulário de inscrição, conte-nos o seu perfil e motivação para o pedido e aguarde o nosso contacto. Serão concedidas 2 bolsas a cada 4 inscrições pagas.
SOBRE O PROGRAMA hANDling
O Programa hANDling da Escola do Reparar oferece anualmente um circuito de laboratórios e oficinas para a introdução à constelação de jogos do Modo Operativo AND com Fernanda Eugenio, constituindo um plano para a partilha e a frequentação das ferramentas e princípios básicos da prática. No primeiro semestre de 2024, serão oferecidas as modalidades extensiva (março, 4 encontros semanais pós-laborais) e intensiva (junho, encontro intensivo ao sábado).
SOBRE O PROGRAMA Estudos Indóceis
Os Estudos Indóceis são grupos de estudos colaborativos da filosofia habitada do Modo Operativo AND que acontecem entre Portugal e Brasil. São indóceis porque reivindicam um lugar de estudo que contraria a hierarquia docilizante e domesticadora do conhecimento, se propondo enquanto experiência encarnada e indisciplinada, inventiva e participativa. Tomam a forma de oficinas de práticas experimentais, combinando jogos, proposições rituais e performativas com a partilha das novas ferramentas e formulações do AND Lab, num convite à ativação sensível e encarnada dos conceitos. A proposta é abrir ao exterior os processos de criação e constante expansão da constelação filosófica e prática do AND, construindo uma primeira aproximação às questões que nos ocupam a cada ano na Escola do Reparar. Em 2024, serão oferecidas as modalidades extensiva (maio, 3 encontros semanais pós-laborais) e intensiva (junho, encontro intensivo ao domingo)
SOBRE O MO_AND
O Modo Operativo AND (MO_AND) é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em reparar (n)o Irreparável, criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio.
Mobilizando uma constelação de ferramentas-conceito e de proposições-jogo, o MO_AND propicia a investigação direta e experiencial dos mecanismos do viver-juntes, ou seja, da composição praticada enquanto ética de posição-com, através do exercício do Re-parar: parar de novo, fazer o inventário-invenção do possível a cada vez, e efetuar a reparação através do cuidado-curadoria duracional das relações. Praticando uma consciência encarnada e modos de fazer baseados na circunscrição do comum e na performatividade do afeto, que colocam num mesmo plano o pensar, o sentir e o fazer, o MO_AND abre caminho para a emergência de paisagens colaborativas e territórios de suficiência, baseados no exercício co(m)passionado da presença e na reconexão com a experiência sensível da inseparabilidade.
O MO_AND oferece ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (seleção, focalização e coordenação dos estímulos), e de consequentes tomadas de decisão e respetiva encarnação. No âmbito dos laboratórios e oficinas, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha, a seguir desdobrada em diferentes exercícios mais complexos, com diferentes escalas, no estúdio ou em espaço exterior, a depender do grupo e da duração do encontro.
Neste jogo não há regras preestabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível corporificar as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da empatia/sintonia, da disponibilidade à diferença e da reciprocidade.
Os exercícios permitem que pessoas participantes com os mais diversos interesses e perfis – provenientes de qualquer área, tendo ou não contato prévio entre si ou com o MO_AND – possam partilhar um mesmo plano de inquietação, experimentando de modo íntimo e coletivo as questões ético-políticas e afetivas implicadas na construção co-responsiva do comum.
POLÍTICAS
- Desistências: até 20 dias antes do início da atividade, reembolso total do valor. A partir de 20 dias antes do início da atividade, não há reembolso. O valor poderá ficar como crédito para futura inscrição em outra atividade do AND Lab.
- Captação de Imagens: a inscrição pressupõe a concordância com a recolha de imagens durante o evento para fins de registro, documentação e divulgação da pesquisa.