páginas de
programas mo_AND
Oficinas do Modo Operativo AND
Fernanda Eugenio
O AND Lab oferece oficinas de transmissão e partilha do Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio, em três modalidades regulares:
Oficina Intensiva de Introdução ao MO_AND
Oficina Extensiva de Desdobramento do MO_AND
Oficina Extensiva de Aprofundamento do MO_AND
Há ainda uma modalidade aplicada/temática, com formato flexível – as Oficinas Situadas do MO_AND.
Através de exercícios práticos que põem num mesmo plano o pensar e o fazer, o Modo Operativo AND permite a investigação direta e experiencial dos mecanismos singulares e coletivos da convivência, propondo ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (seleção, focalização e coordenação dos estímulos), e de consequentes tomadas de decisão e respetiva performação.
No âmbito das oficinas, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha, a seguir desdobrada em diferentes exercícios mais complexos, com diferentes escalas, no estúdio ou na em espaço exterior, a depender do grupo e da duração do encontro. Neste jogo não há regras preestabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível ‘pensar com as mãos’, corporificando as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da empatia/sintonia, da disponibilidade à diferença e da reciprocidade.
Nas diferentes modalidades das Oficinas MO_AND, os exercícios permitem que pessoas participantes com os mais diversos interesses e perfis – provenientes de qualquer área, tendo ou não contato prévio entre si ou com o MO_AND – possam partilhar um mesmo plano de inquietação, experimentando de modo vivencial e coletivo as questões ético-políticas e afetivas implicadas na construção co-responsiva do comum e na sustentação de vínculos de reciprocidade.
As Oficinas MO_AND são realizadas no AND Lab Portugal, nos nossos núcleos locais no Brasil ou em Espanha, ou, ainda, em circulação (inter)nacional a convite de diferentes estruturas e grupos, inseridas em festivais, programas universitários ou programações promovidas por centros culturais, museus, coletivos, ONGs, etc.
No âmbito da nossa programação, as Oficinas MO_AND integram a cada ano os diferentes programas da Escola do Reparar, nomeadamente o circuito anual hANDling e o curso LANDscape. Ainda, através do sistema de marcações online do programa hANDling, é possível solicitar oficinas desenhadas à medida para uma pessoa ou grupo, assim como sessões avulsas de prática, individuais ou coletivas.
OFICINA INTENSIVA DE INTRODUÇÃO AO MO_AND
(duas sessões de 4-5h cada; carga horária total de 8-10h)
Nesta oficina intensiva, geralmente realizada aos fins-de-semana para facilitar o acesso a um perfil mais alargado de pessoas, a proposta é dar a conhecer e praticar a filosofia habitada do Modo Operativo AND para o pensar-fazer da convivência, dos funcionamentos da Relação e do Acontecimento, através da partilha do conjunto-base das ferramentas-conceito que compõem o Vocabulário AND e do (contra)dispositivo de um ‘jogo de tabuleiro’ com regras imanentes – o Jogo das Perguntas QUÊ-COMO-QUANDO-ONDE. As ferramentas são exploradas na sua transversalidade, evidenciando-se a sua pertinência nas mais variadas formas relacionais, situações da vida e campos profissionais. Esta oficina é aberta à participação de qualquer pessoa, sem pré-requisitos.
OFICINA EXTENSIVA DE DESDOBRAMENTO DO MO_AND
(cinco sessões de 6h cada OU dez sessões pós-laborais de 3h cada; carga horária total de 30h)
Esta oficina extensiva oferece um contato prático-teórico complexo com o Modo Operativo AND, abordando os jogos de Zona de Interferência e os jogos de Zona de Transferência. O (contra)dispositivo inicial do Jogo das Perguntas QUÊ-COMO-QUANDO-ONDE é desdobrado em diferentes variações de maximização/menorização do (in)visível e redução/ampliação do espaço-tempo, percorrendo as escalas relacionais do entre-si e do entre-2 (intimidade), do entre-nós (comunidade) e do entre-muites (sociedade) e introduzindo a questão da circunscrição do afeto individual e coletivo, através de um outro conjunto de exercícios: os Jogos ISTO-ISSO-ISTO, que permitem esmiuçar o percurso que vai da formulação à ‘per-formação’ de um acontecimento. Oferecendo a possibilidade de ir-e-vir entre diferentes cortes fractais – do menor que nós ao maior que nós, do dentro ao fora, do estúdio ao cotidiano, da situação coletiva à íntima/individual – esta prática extensiva do MO_AND vai permitindo às pessoas participantes apropriarem-se de uma sensibilidade fractal e corporificarem uma ética de reciprocidade e suficiência, tanto consigo própries quanto ao modo como se posicionam em relação. Esta oficina não tem pré-requisitos e permite a participação de qualquer pessoa, embora se dirija preferencialmente a pessoas que já tenham tido contato prévio com o MO_AND.
OFICINA EXTENSIVA DE APROFUNDAMENTO DO MO_AND
(cinco sessões de 6h cada OU dez sessões pós-laborais de 3h cada; carga horária total de 30h)
Nesta oficina extensiva, são partilhados e praticados os jogos da Zona de Cuidado-Curadoria, que tomam como zona de atenção o território-corpo e o corpo-território. Entrando numa dimensão mais diretamente somático-política do trabalho, são abordados diagramas e ferramentas conceituais do MO_AND que incidem especificamente na dobra entre o íntimo e o político. O foco recai sobre a articulação entre o plano diminuto da auto-etnografia e o plano consequente da trans-forma-ação social por microdissidência. São desdobradas dimensões outras implicadas na passagem, proposta e trabalhada transversalmente pelo MO_AND, da composição à posição-com e à com-posição, nomeadamente as relações entre de-composição e re-posição e entre dis-posição e re-composição. Esta oficina é aberta somente a pessoas já praticantes do MO_AND, que tenham participado em oficinas anteriores e/ou em pelo menos um laboratório ou escola AND.
OFICINAS SITUADAS DO MODO OPERATIVO AND
(formatos e cargas horárias variáveis)
Estas oficinas são desenhadas à medida de públicos específicos (crianças e jovens; seniores; famílias; professores, terapeutas e outres mediadores; coletivos ou equipas profissionais de diferentes áreas, etc.) e/ou moduladas contextualmente para entrar em conversa e estudar concretamente aplicações práticas do MO_AND a questões-problemas singulares pertinentes em diferentes dimensões da vida (relações amorosas; relações de colaboração; criação artística; usos políticos e sociais, etc.).
Assumindo formatos e cargas horárias flexíveis (intensivos a partir de 3h; extensivos a partir de 9h), as oficinas situadas são oferecidas periodicamente no âmbito da nossa programação ou criadas e organizadas sob demanda, disponíveis em permanência para difusão.